Você sabe por que é preciso fazer uma boa gestão de conteúdo nas redes sociais?

Proporcionar uma boa experiência para os seguidores nas redes sociais vai além de anunciar um post com conteúdos comerciais, ofertas e vendas. Ter uma boa vitrine de vendas é importante, mas nada substitui um bom conteúdo para atrair e fidelizar o seguidor.

É fazer com que ele tenha vontade de sempre acessar aquela rede social. Oferecer postagens que aliem o viés comercial junto à informação, proporcionando o conhecimento.

Seja qual for o assunto, é possível se aprofundar e desenvolver conteúdos que farão o seguidor dedicar um tempinho do dia corrido para ler ou assistir com atenção e entusiasmo.

E como fazer a gestão de conteúdo?

Preparamos um passo a passo com algumas ações para te ajudar. Bora lá…

1 – Pesquise

Não deixe de realizar uma pesquisa sobre a temática escolhida nos principais buscadores como, por exemplo, o Google. Com essa consulta, você poderá filtrar o que as pessoas estão oferecendo e procurando sobre o tema e, assim, poderá apresentar algo novo para o seu público.

2 – Defina a persona

É essencial saber e conhecer o máximo possível quem vai consumir o conteúdo.
A persona é a representação do seu cliente ideal. É fundamental levantar dados como gênero, idade, profissão, localização geográfica, hábitos de consumo, estilo de vida e hobbies. E também, sempre é válido entender quais dores essa persona tem, quais problemas ela busca solucionar.

3 – Planeje

O planejamento é uma peça chave dentro da estratégia e servirá de parâmetro para mensurar seus resultados.

Defina seus objetivos, que devem ser claros e alcançáveis. Você pode pensar em um objetivo geral, como aumentar o número de vendas, por exemplo. 

Faça um levantamento de quantos conteúdos você pode produzir a partir de um mesmo tema.

4 – Crie um linha editorial

O calendário pode ser o seu maior aliado dentro da estratégia de gestão de conteúdo, porque é dentro dele que você reunirá todo o seu planejamento de publicações.

O calendário é uma ferramenta muito útil, mas você precisa colocar as informações certas dentro dele para que funcione bem, correto? Então, busque sempre destacar as informações macro mais importantes da sua estratégia como, por exemplo:

5 – Produza o conteúdo

É chegado o momento de escrever, gravar, ilustrar, fotografar… enfim, de colocar o conteúdo planejado em ação! 

O primeiro passo aqui é elaborar uma pauta para cada conteúdo que vá produzir. Para isso, considere sempre o formato do conteúdo escolhido, o objetivo, o tamanho ou a duração (no caso de vídeos), a linguagem mais adequada e o canal de distribuição.

A revisão do conteúdo não serve apenas para filtrar e corrigir os desvios à norma gramatical da língua portuguesa — e de quaisquer línguas em que você esteja produzindo um conteúdo. Este é um ponto importante? É sim, mas não é o único.

6 – Publique o conteúdo

O conteúdo está pronto e revisado? Então, é a hora de publicá-lo!

Essa etapa pode não oferecer muita dificuldade, afinal de contas, você sabe que vai publicar seus artigos em um blog, seus vídeos no YouTube ou no Vimeo… você sabe que o Reels vai diretamente para o Instagram e assim por diante, correto?

O que talvez você ainda não saiba é que pode contar com um sistema de gerenciamento de conteúdo, o CMS (Content Management System), para organizar, programar e publicar os seus conteúdos, como o WordPress, por exemplo.

7 – Divulgue o material

Uma vez publicado, trabalho finalizado? NÂO! Ainda temos trabalho pela frente, começando pela promoção do seu conteúdo.

Divulgar o trabalho que já foi publicado é super importante e você precisa ter atenção para realizar essa etapa. Você tem que divulgar nos canais onde está a sua persona! A sua audiência está sempre presente no seu blog, ou costumam interagir mais no Instagram?

8 – Analise os resultados

Pode ser o número de acessos dentro de um período de tempo, o número de curtidas, o tempo de retenção de um usuário no seu blog, a quantidade de inscritos no YouTube. Você é quem define! Mas o mais importante é acompanhar esses dados com frequência para saber o que está dando certo e o que ainda precisa de ajustes para melhorar.

Cada canal, cada plataforma, vai te oferecer um painel de métricas para que você possa acompanhar o seu desempenho. Siga esses dados de perto e busque criar novos desafios a cada ciclo de conteúdos que vá criar, se desafiar também é importante!

Enfim…

Você pôde ver que a gestão de conteúdo é fundamental para realizar uma estratégia de marketing de sucesso. É um processo composto por etapas que variam desde o gerenciamento da sua equipe à gestão de cada fase da produção de conteúdo até o resultado final.

Lembre-se sempre: para gerenciar o seu conteúdo da melhor maneira, pesquise, planeje, crie, revise, publique, divulgue, mensure e interaja com a sua audiência. Não salte nenhuma etapa e veja a mágica acontecer!


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